quinta-feira, 9 de novembro de 2017

ARCABOUÇO ACADÊMICO |  SEMINÁRIO

Seminário ‘Desafios contemporâneos: o potencial da empatia’ traz questões para unir as áreas social, de cultura e educação

Debate sobre empatia antecede a abertura da instalação  ‘Caminhando em seus sapatos...’, que estará em exibição no Parque do Ibirapuera em novembro
Experimentar a vida com a perspectiva de outra pessoa é um elemento da empatia, atitude que pode transformar relações interpessoais, inspirar mudanças e até contribuir no enfrentamento de desafios globais, como preconceitos, conflitos e desigualdades. O assunto estará em debate em São Paulo nos meses de novembro e dezembro, com a chegada do Museu da Empatia ao Brasil, uma realização do Intermuseus.

No dia 14 de novembro ocorrerá, no auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), o seminário ‘Desafios contemporâneos: o potencial da empatia’. O intuito é discutir qual a importância e o papel da empatia como aliada na defesa de causas sociais e dos direitos humanos e no enfrentamento dos conflitos e desafios concretos de organizações e pessoas na sociedade, promovendo o cruzamento de perspectivas dos campos social, da cultura e da educação.

O debate também antecede a exposição ‘Caminhando em seus sapatos...’, que estará em exibição no Parque do Ibirapuera de 18 de novembro a 17 de dezembro, na área externa do pavilhão da Fundação Bienal.

O evento busca propiciar a interação entre diversos atores sociais: formuladores de políticas públicas, empreendedores, integrantes de movimentos sociais, coletivos artísticos e sociais, profissionais dos campos da educação, cultura e museus, pesquisadores e intelectuais. É voltado a todos que tiverem interesse em contribuir no cruzamento de perspectivas a respeito do tema. Para participar, é necessário fazer uma pré-inscrição no link https://www.intermuseus.org.br/inscricoes-desafios-contemporaneos – disponível de 1 a 13 de novembro – e aguardar a confirmação da vaga pelo Intermuseus. Organizado pelo Intermuseus, tem patrocínio GNT e parceria British Council e Instituto Alana.

‘Desafios contemporâneos: o potencial da empatia’ contará com onze palestrantes, entre eles o professor filósofo e educador colombiano Bernardo Toro, a socióloga Anamaria Schindler, o cineasta João Jardim, o psicanalista Christian Dunker e o ex-ministro da educação e professor de filosofia, Renato Janine Ribeiro. Confira a programação completa:

8h30 - Credenciamento

9h - Abertura 

9h30 – Bernardo Toro fala sobre empatia, conflito e mobilização social

10h15 - Painel ‘O lugar da empatia na sociedade atual’
Anamaria Schindler e Maria Ignez Mantovani Franco
Uma discussão sobre qual pode ser o papel da empatia em processos de transformação a partir de um cruzamento de olhares do mundo da educação, da cultura e do desenvolvimento social. 

11h30 - Painel ‘A empatia no enfrentamento de conflitos’
Christian Dunker, Flavio Bassi e Marília Bonas
Uma troca de ideias sobre as os potenciais e limites da empatia frente aos desafios concretos colocados no cotidiano de organizações e pessoas na sociedade atualmente.  

12h30 - Intervalo para o almoço

14h - Painel ‘A empatia como valor para os brasileiros’
João Jardim e Pedro Cruz
Um bate-papo com mediação de Bárbara Gancia sobre como o brasileiro se vê e vê a sociedade diante deste tema. Como valorizar a empatia e a estabelecer o público e do público com o universo retratado no mundo audiovisual.

15h - Painel ‘Construindo diálogos’
Karen Worcman e Rachel Briscoe
Quais as possibilidades de ativar a empatia a partir de projetos interativos. Os casos do Museu da Pessoa e do Museu da Empatia.


16h30 – Encerramento

SERVIÇO

Seminário Desafios contemporâneos: o potencial da empatia
Onde: Auditório do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)
Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera, acesso pelo Portão 3
Quando: 14 de novembro, terça-feira
Horário: das 8h30 às 16h30
*Atividade gratuita
Estacionamento no local com zona azul R$ 5,00 por 2h - máximo 2 cartões por veículo


Museu da Empatia – Caminhando em seus sapatos...
Onde: Parque do Ibirapuera – Praça das Bandeiras (área externa do pavilhão da Fundação Bienal de São Paulo), acesso pelo Portão 3
Quando: de 18 de novembro a 17 de dezembro de 2017
Horários: de terça a sexta, das 10h às 19h | sábados e domingos, das 11h às 20h
*Entrada grátis | Capacidade de 25 pessoas por vez (senhas distribuídas no local)

Créditos Desafios contemporâneos: o potencial da empatia
Patrocínio: GNT
Organização: Intermuseu
Parceria: British Council, Instituto Alana
Agência oficial: FCB
Assessoria de Imprensa: Approach
Apoio: Ashoka, Comitê Brasileiro do ICOM (International Council of Museums), Memória Web e ,Ovo


Sobre o Intermuseus
O Intermuseus é uma associação civil sem fins lucrativos que idealiza, desenvolve, estimula e fortalece ações no campo museológico, cultural e social que visem impacto positivo e transformação social.

Acredita que as organizações culturais têm um papel estratégico no enfrentamento dos desafios da sociedade contemporânea, na construção de uma cultura democrática e de um desenvolvimento social ético e sustentável. Seus projetos buscam o reconhecimento da diversidade e o diálogo por meio da participação e criação coletiva.


Sobre o Museu da Empatia / Empathy Museum
O Empathy Museum é um projeto internacional sediado em Londres, que se concretizou por meio de uma plataforma virtual na internet e de diversos planos participativos e ações artísticas pautadas em histórias de vida. Foi lançado em 2015 como uma série de instalações expositivas circulantes.

O museu é idealizado pela artista e curadora Clare Patey, em colaboração com o filósofo e escritor Roman Krznaric, produzido por Artsadmin. Entre as experiências concebidas pelo Empathy Museum estão as ações Human Library, A Thousand and One Books e A Mile in my Shoes, exposição que estará no Brasil em novembro.

O Empathy Museum responde à tendência contemporânea do hiperindividualismo e consumismo, que gera círculos sociais cada vez menores, mesmo com a aparente conexão online. Torna palpável os avanços das pesquisas neurocientíficas que questionam o mito de que os indivíduos são movidos exclusivamente pelo raciocínio egoísta e de autopreservação, apontando que a empatia é uma habilidade que pode ser aprendida.


Gestão de relacionamento com a imprensa
Approach Comunicação - (11) 3846-5787
Néliane Simioni – neliane.simioni@approach.com.br

Daniela Bertoldo - daniela.bertoldo@approach.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário