quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

ACONTECE POR AQUI | LANÇAMENTO DO LIVRO

O Dia Internacional da Luta das Mulheres, o 08 de março, está se aproximando e, como forma de simbolizar esta data tão importante, o Coletivo Virgínia Leone Bicudo convida a Juliana Borges para o lançamento do seu livro “O que é encarceramento em massa?” na FESP-SP, no dia 07/03, às 19h, no auditório.

O livro faz parte da série #FeminismosPlurais coordenado pela mestra em filosofia Djamila Ribeiro, em parceria com o portal Justificando e o Grupo Editorial Letramento, tendo como intenção introduzir e estimular o raciocínio de todos e todas sobre uma das pautas centrais na luta antirracista.

O encarceramento em massa é um dispositivo para manter as desigualdades estruturadas em hierarquias raciais - já que o ...mesmo pune e penaliza prioritariamente a população negra e, conforme dados apontados pela autora, com um alto índice no aumento do cárcere de mulheres negras nos últimos anos - operando suas engrenagens na interseccionalidade de opressões racistas, machistas e classistas.

Compreendendo a necessidade de discutir sobre o assunto, principalmente na atual conjuntura brasileira, o nosso Coletivo convida a Juliana Borges para nos introduzir ao debate. E, para nos auxiliar a encontrar respostas para a provocação do título de seu livro e enriquecer o debate, convidamos como facilitadoras a Wallesandra Rodrigues, graduanda do quarto ano da FESP; pesquisadora sobre relações raciais e cárcere de mulheres negras, junto com a Amanda Gabriela Amparo, também graduada na FESP; pesquisadora sobre relações raciais e políticas de drogas.

O evento é aberto a todos e todas que têm interesse em aprender!

Nenhum comentário:

Postar um comentário