sexta-feira, 16 de março de 2018

ACONTECE POR AQUI | CINECLUBE DARCY RIBEIRO - SP

Cineclube Darcy Ribeiro - São Paulo exibe o filme "As Sufragistas" 

No último sábado, 10, o Cineclube Darcy Ribeiro  exibiu no casarão da FESPSP o filme "As Sufragistas", que trata da luta das mulheres pela conquista de seus direitos, especificamente o voto. 
A história do filme se passa na Londres do início do século XX, em um período tenso e de muita opressão, onde o voto era um símbolo de dominação e opressão masculina. 
A Protagonista do filme Maud Watts, uma moça humilde e sem formação política, acostumada com essa opressão, aos pouco toma consciência, se juntando "As Sufragistas" na luta por seus direitos. 

A exibição foi seguida de um debate, onde todos expuseram suas ideias e ponto de vistas. Dela pudemos concluir, a opressão masculina retratada no início do século XX ainda ressoa em pleno século XXI.

As mulheres eram silenciadas, assediadas, violentadas, não tinham direito ao voto e tantos outros  mais. Qualquer  semelhança com os dias atuais, não é mera coincidência, o caso de Marielle Franco, assassinada na última quanta, 14, só demonstra e reforça o processo de opressão e dominação (em relação as mulheres), que persiste ao longo do tempo.

A próxima sessão do  Cineclube Darcy Ribeiro esta marcada para o dia 24/03, no dia em questão, será exibido o filme "Vênus Negra", venha debater conosco! Para saber mais clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário